15 julho 2010

Técnicas de Scrap #2 - Carimbeiras

Gente, esse negócio de carimbo vicia!! É tanta coisa que você pode fazer com um carimbo e uma carimbeira que o assunto vai render vários posts. Quanto mais eu penso e vou experimentando, mais coisas eu descubro! E um pouquinho disso vai ficar aqui pra vocês...

http://scrappinessdesigns.us5.list-manage1.com/subscribe?u=5cc262594c6044ae1d2956899&id=49f91bd579

Existem muitos tipos de carimbeiras e cada uma delas é melhor para uma ou outra técnica. Porque além de carimbar, você pode usar a carimbeira para distressar, colorir, emendar um emboss na carimbada... Enfim, tudo ao gosto do freguês. Aqui estão algumas das carimbeiras que eu utilizo, mas existem muitas outras que ainda não experimentei.

A Pretty Color é o que se pode chamar de marca nacional, é bem mais barata que as importadas e é comercializada pela TEC. Tem de várias cores e eu gosto muito de usá-las para distressar bordas e "sujar" as páginas, porque são muito práticas de segurar quando não se precisa de muita precisão. Também uso muito para o relevo quente (hot emboss - falo sobre isso outro dia!) porque demoram um pouquinho pra secar. A opção de "lápis" é legal pra marcar detalhes e misturar cores, em vez de carimbar em uma cor só e colorir depois (com lápis de cor aquarelável, por exemplo).

A caixinha quadradinha ao lado é da We R Memory Keepers e a verdade é que são pouco práticas, mas só descobri isso depois de ter comprado 3 de uma vez em uma importação que fiz. A carimbeira é legal, as cores são lindas, mas o sistema de prender a almofadinha é que deixa muito à desejar, porque solta muito fácil. A idéia é boa: utilizar o quadrado maior como bloco de acrílico (reparem que vem até com as marcações!), mas as carimbeiras não ficam presas e transportar na mão é praticamente impossível.

Essas a seguir são um luxo, as rainhas das carimbeiras, e valem cada centavo pago. A Distress Ink é da Ranger, uma marca excelente, e como seu nome indica é usada para distressar ou criar um efeito de "usado" no carimbo. Além disso, é uma carimbeira à base de água e pode ser usada dessa forma para criar efeitos incríveis no papel. A StazOn é da Tsukineko, japonesa, de secagem altamente rápida, com um acabamento perfeito e que pode ser aplicada em plástico, metal, vidro, cerâmica, couro e, claro, papel. Precisa dizer mais?

Essas gotinhas são apaixonantes, não só pela gama de cores, mas porque são hiper-práticas de segurar. E com a ponta, dá pra aplicar em detalhes. Gosto de usar pra fazer relevo quente (hot emboss), e também são da Tsukineko.

 Mas vamos ao que interessa: carimbar! Adoro colorir esse buquê de flores com as carimbeiras-lápis da Pretty Colors. Para a palavra, escolhi a carimbeira de gota na cor vermelha. Desculpem a foto terrível, foi a última antes de acabar a pilha da máquina ontem à noite...

 E esse jogo de carimbos também é bem legal, escolhi uma cor pastel para o fundo, para um efeito esfumaçado...

... e depois apliquei a StazOn no desenho, para um acabamento perfeito!

 E esse foi o resultado! Notem que o buquê ainda pode ser "preenchido" depois com lápis de cor aquarelável, o efeito fica lindo! Mas isso vou deixar pra Rosana porque...

 ... semana passada as meninas lá do Five Bees fizeram uma proposta bem diferente: troca de carimbadas! E aqui um pouquinho do que minha dupla, a Rosana, vai receber!

E agora alguns detalhes:

Carimbando - Aplicar a carimbeira sempre com "pancadinhas", apertando a cada vez pra deixar a tinta. Se você esfregar a carimbeira no carimbo, a tinta não fica uniforme e isso se nota muito quando o carimbo tem uma área considerável (como as borboletas cheinhas da foto acima).

Usando as carimbeiras - Lembrar de tampar sempre entre uma carimbada e outra, porque carimbeira aberta é carimbeira seca! Fora que existe sempre o risco de sujar papéis e outros materiais que eventualmente "pousem" sobre uma carimbeira aberta...

Limpando os carimbos - Eu uso lencinhos umedecidos Baby Wipes logo depois de usar o carimbo e recomendo, principalmente se vou utilizar o mesmo carimbo para carimbar de novo com uma nova cor. E faço isso SEMPRE imediatamente depois de usar a StazOn, porque como sua secagem é ultra-rápida, essa carimbeira costuma manchar o carimbo e depois já era! No final do trabalho, lavo todos os carimbos com água e sabão, passando uma escovinha pra tirar todos os resíduos de tinta.

Guardando as carimbeiras - De cabeça pra baixo, pra superfície ficar sempre umedecida e a tinta espalhar bem sobre o carimbo quando for usar.

Por hoje é só, pessoal.
Para não perder nenhuma novidade, siga-nos no Twitter @scrappiness e no Face!!E se você quer aprender coisas novas e ver ideias diferentes, não deixe de se cadastrar:

http://scrappinessdesigns.us5.list-manage1.com/subscribe?u=5cc262594c6044ae1d2956899&id=49f91bd579
Até a próxima!

5 comentários:

  1. Oba!!!Vanessa que lindos estes carimbos....realmente este post dá até gosto de ler....como te falei tenho poucos carimbos e nenhuma carimbeira maravilhosa destas....agora já sei o quê comprar....adorei minhas carimbadas....brigadão.
    kisses
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas! Adoooooooro um carimbo!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!
    Estou começando agora, então aos poucos estou comprando os materiais!
    Beijos
    Priscila

    ResponderExcluir
  4. VANESSA SOU APAIXONADA POR CARIMBOS E CARIMBEIRAS MAS CONFESSO QUE ANTES DE LER SUAS DICAS PENEI MUITO AMIGA. OBRIGADA POR ENSINAR
    FELIZ 2011
    ABRAÇOS MARIZA SALES

    ResponderExcluir
  5. OOlá, estou estudando muito sobre essas tecnicas de carimbeiras e pesquisando sobre elas, tinha uma grande duvida em relação a Pretty Color por ser tão baratinhas, mas creio q é um bom material depois de ler seu post.
    Eu ainda não comecei a fazer a arte do scrap mas esse ano resolvi fazer cartões de natal pra mandar para os amigos e usei o q tinha em mãos, AGORA VICIEI e pretendo investir nos materias apropriados.
    É UMA PAIXÂO fala sério.
    Gostei muito do seu blog, tem vários posts esclarecendo duvidas de um aprendiz!

    Parabéns!

    Sarah Lee

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!!

Hi there, how nice you're here!!