Minha história

Todo mundo tem uma história pra contar e comigo não seria diferente. Sempre me perguntei se alguém se interessaria pelos meus caminhos tortuosos, conhecer as coisas pelas quais todos nós passamos à nossa maneira. Mas eu adoro ouvir histórias e, principalmente, me identificar com elas. Então achei que sim deveria contá-la!!

Quando eu era criança (reformulando, quando eu tinha menos idade do que agora, porque criança eu ainda sou) meu sonho era ser professora e ter uma papelaria. Ficava vidrada cada vez que entrava em uma e com o tempo pude perceber que minha verdadeira paixão eram as cores. Ver aquelas prateleiras repletas de coisinhas fofas e coloridas me dava um quentinho no coração e eu queria aquilo pra mim!

Lá pela quinta série do antigo ginásio descobri que existia um jogo em que você misturava as coisas e elas mudavam de cor. Nunca brinquei, nunca tive, mas aquilo de mudar de cor me fascinava. Descobri que se chamava Química e fui correndo contar pro meu pai que queria fazer aquilo. Ele riu (claro!), me disse que aquilo era coisa de maluco e que do jeito que eu era estabanada, provavelmente explodiria alguma coisa. E ele não estava de todo errado...

A conversa morreu, o tempo passou e lá pela sétima série o assunto voltou. E na oitava, quando Ciências se dividiu finalmente em Química e Física, eu estava no céu! Quando meu pai viu que aquilo era sério, me colocou pra fazer prova para a Escola Técnica e desde o início eu sabia que tinha encontrado o meu caminho! Muitas coisas coloridas sim, mas depois de um tempo comecei a duvidar que era aquilo mesmo que eu queria. Com 16 anos quase larguei tudo pra fazer o segundo grau comum e prestar vestibular pra Publicidade, onde eu acreditava que sim trabalharia com muitas e muitas cores! Mas não valia a pena sair naquela altura e decidi ficar. O mais legal é que em todo o tempo meu pai me orientou, mas deixou que eu tomasse minha decisão.

Depois dessa época as coisas foram mudando de maneira muito rápida: fui morar fora, fiz faculdade, casei, separei, voltei pro Brasil, faculdade de novo, trabalho, namorado, filho, mais trabalho, mestrado, casamento. E em 2009 conheci o scrap. Na verdade, dei de cara com ele! Nem preciso dizer que foi paixão à primeira vista!! Tive que sair correndo da loja, literalmente, para não enlouquecer. Voltei no mês seguinte bem mais calma, fiz a minha primeira aula e desde então não parei mais! Mas continuo enlouquecida, rs....


Em 2010 comecei a participar de blogs de desafios, onde conheci virtualmente muitas pessoas legais que sempre apresentavam trabalhos muito inspiradores!! Quando me senti segura com a forma de colocar em prática meu scrap (meu estilo é meio clean e minimalista, e é isso o que me identifica), escrevi para a revista Decorando Álbuns Scrapbooking da Editora Online e para minha surpresa, me chamaram para apresentar trabalhos!! Em agosto de 2010 abri uma loja virtual na plataforma Tanlup, endereço da { Scrappiness ♥ 4 You }, que como o próprio nome sugere, é a Scrappiness Designs voltada para você, para as suas idéias. No início a loja tinha apenas produtos importados para scrapbook e tudo o que eu criava no ateliê, mas com a descoberta do scrap digital, logo foi inundada de papelaria personalizada para festas. Hoje essa área se encontra na categoria "Festas Personalizadas" da minha loja própria.

Também comecei a responder às chamadas de times criativos, mas fui deixada pra trás muitas vezes antes de receber meu primeiro convite em novembro de 2010 para fazer parte do Sketches in Thyme. Não podia acreditar, principalmente porque era um blog americano. Depois disso, em março de 2011, fui guest do Scrap a Little, da  Helen Croft, que cria sketches lindos e super criativos. Em maio de 2011 me juntei ao DT do Easy Craft Projects, que sempre adorei porque não trata só de páginas e que infelizmente fechou suas "portas" no final de setembro. Durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2011 participei do time híbrido do Armazém Criativo, da fofíssima Cris Oliveira, um doce de pessoa!! E em novembro também trabalhei com híbrido para a Ana Nogueira, criadora da Sugary Fancy. Comecei a dar mais atenção ao scrap digital no início de 2011 e posso dizer que a paixão cresceu e se transforma a cada dia.


Em em março de 2012, com o tema da Páscoa, lancei o meu primeiro kit digital. A paixão foi tanta que em julho desse mesmo ano inaugurei minha segunda loja virtual, a { Scrappiness Designs }, no início voltada exclusivamente para a venda de kits de scrapbook digital e que hoje abriga também a parte de Festas Personalizadas. Em agosto de 2012 passei a tomar conta somente da área de design do blog Sketches in Thyme, participando dos desafios somente eventualmente. E em setembro comecei a coordenar os desafios do blog australiano Creatalicious Challenges, onde também sou responsável pelo design. Em dezembro de 2012 também comecei a vender meus kits digitais na Scraps 'n Pieces, conceituada loja multi-designer americana e em julho de 2013 recebi o convite da Vany Qualtieri para vender meus kits digitais na DigiScrappersBrasil. Posso afirmar que esse foi o ponto culminante da minha trajetória como designer de scrapbook digital, pois estar na maior loja brasileira, fazer parte do mercado americano e ter minha própria loja são coisas que me transbordam de satisfação, refletem o reconhecimento do meu trabalho e me mostram que tudo acontece quando fazemos o que amamos.


Esse blog é resultado do que eu aprendo por aí, com minhas amigas da blogosfera ou no mundo real, das minhas tentativas e erros, do que eu gosto e do que eu não vivo sem, e que trago em primeira mão pra você dar uma espiadinha. A Scrappiness nasceu assim, dessa vontade imensa de empreender, de fazer a diferença, de deixar as coisas mais bonitas e as pessoas mais felizes. Porque não tem nada mais gratificante que arrancar sorrisos e "uau"s por onde a gente passa!!

Sejam muito bem-vindos e divirtam-se!

Vanessa